Olá, nós somos o Experimento Gráfico!
O Experimento Gráfico é um escritório de design que cria e executa projetos em marcenaria sob medida.
particularidades

sob medida
A ideia é trabalhar com a sua medida, seja ela grande ou pequena, fazendo uso de um olhar projetual que busca – com soluções simples ou até mesmo concisas – mudar a sua forma de interagir com o espaço.
Sugerir, sem limitações prévias, soluções que já funcionaram e que podem ser reaproveitadas, ou até mesmo reinventar ideias: este é um desafio com o qual o Experimento Gráfico quer se defrontar. Interpretamos o projeto sob medida como algo que deva amadurecer antes de tomar forma através da marcenaria e, para que isso seja possível, participamos de toda a cadeia de produção do produto, dividindo o tempo entre a sua idealização e construção.

projeto
O projeto, métier do designer, é um exercício de tradução e interpretação. O designer atua como um articulador entre as demandas do cliente e o produto final.
A busca por soluções ocorre por meio do projeto, investigando seus pormenores de forma intuitiva, lançando mão de uma gama de proposições já aplicadas e estudadas em projetos anteriores, além de abrir novos caminhos por meio da procura contínua por melhorias, tanto na construção do mobiliário como no próprio acabamento.

feito à mão
O Experimento Gráfico surgiu de uma paixão pela criação manual.
Depois de alguns anos participando de projetos na área do design gráfico, tornou-se atraente o processo posterior de materialização por meio do fazer.
Os produtos oferecidos são cuidadosamente feitos à mão, com as nuances que cada material oferece. O serviço engloba todo o processo de produção, desde o primeiro rascunho e tomada de medidas até a entrega e instalação, sem abrir mão da responsabilidade de ter um produto, seriado ou não, de grande qualidade. As soluções adotadas procuram deixar a usabilidade mais fluida e instintiva, e a austeridade no acabamento – conseguida através de um trabalho manual – é tida como uma síntese elegante por quem irá se relacionar com o mobiliário.

materiais
Escolhemos os nossos insumos por sua inegável qualidade, por afinidade e beleza.
Acreditamos que os materiais devem ser resistentes, duradouros, sustentáveis, além de surpreenderem pela simplicidade e elegância quando combinados. Trabalhamos com madeira compensada naval, laminados de alta pressão e ferragens certificadas para, em termos estruturais e de acabamento, atendermos todos esses requisitos.
Vale frisar que o compensado é um produto de qualidade superior a outras madeiras processadas oferecidas pelo mercado – por exemplo, o MDF e o MDP. Cada chapa é formada por um número ímpar de camadas finas de madeira coladas e prensadas umas às outras com suas fibras perpendiculares às camadas adjacentes para torná-lo mais flexível, resistente a torções, a rachaduras e a dilatação pela troca de temperatura com o ambiente. Todas essas características somadas à laminação das faces das peças faz com que consigamos um resultado ainda melhor.

negócio
Este é um modelo de negócio que pretende ser pequeno e que não abre mão de atender as demandas de projetos no tempo que elas exigem para chegar na qualidade que almejamos.
Quando você compra o projeto ou os produtos oferecidos pelo Experimento Gráfico, além de contribuir para um mercado mais competitivo, onde cada vez mais temos uma padronização impessoal e industrial da marcenaria, irá ajudar na retomada de um modelo de produto de maior qualidade que atende diretamente as suas necessidades — ou seja, o produto vai se adaptar ao seu espaço e ser feito sob medida, diferenciando-se do que é oferecido por grande parte do mercado.
Ser um pequeno negócio é escolher fazer as coisas dentro do tempo que elas necessitam para alcançar maior qualidade e atender o grau de satisfação de quem requer o produto.

identidade
Os projetos de produto refletem a identidade do Experimento Gráfico.
Para chegar a uma estética que representasse nossas inquietudes, fizemos escolhas projetuais que refletem diretamente na forma como o nosso produto é apresentado. Todas essas escolhas têm como base as crenças às quais fomos expostos ao longo da formação dentro de uma escola de design, ainda que filtradas e reinterpretadas por meio do nosso olhar, resultando em uma interpretação pessoal. Temos como referência diversos designers que, com orgulho, admiramos e usamos como fonte indispensável de inspiração; quando somos inundados por ela, criamos o nosso próprio ponto de vista. A representação da nossa identidade passa por um estudo contínuo de conceitos como a forma, a modularidade, o equilíbrio, a usabilidade, o dimensionamento, até chegar no estudo das cores em opções que melhor representem a leitura que fazemos do ambiente ou até mesmo do próprio usuário.
designer/marceneiro
Nícolas Camargo
apresentação
O estudo do design gráfico com ênfase em tipografia começou em 2009 ao ingressar na Universidade Anhembi Morumbi, e foi de importância fundamental no desenvolvimento do pensamento projetual onde a elaboração da teoria era base fundamental anterior ao exercício da criação. O estudo da tipografia foi e continua sendo essencial para criar uma relação intrínseca entre a minúcia, como no desenho da letra quando analisado individualmente, e o olhar panorâmico, ao se deparar com a complexidade confrontante de uma família tipográfica.
O interesse pela madeira vem de muito tempo, mas o início dos estudos se dão, de fato, em 2013 com o Labmob e persistem posteriormente com um processo autodidata. O projeto de produto e a marcenaria surgiram de uma terceira via e hoje ocupam o lugar principal dentro dos campos de interesse. Participar da criação de um produto em todas as suas fases, da tomada de medidas até a sua materialização é um desafio. Para tornar esse desafio possível, foi dada uma forma nova ao Experimento Gráfico que hoje é o laboratório de produção de ideias e produtos que antes amontoavam-se nas anotações.
experiência profissional anterior
De novembro de 2010 a setembro 2015, como parte da equipe do Rico Lins+Studio, coordenou e desenvolveu projetos editoriais, de identidade visual, multimídia, comunicação e produção. Dentre os clientes atendidos durante o período estiveram: Museu da Casa Brasileira, Sesc, Goethe Institut, Casa do Saber, Centro Cultural b_arco, Theatro São Pedro, Grupo Fleury, Odebrecht, Editoras Língua Geral e Record, Zoocom Eventos com o Back2black Festival, Natasha Artes com o Festival de Fado, e a AGI com o AGI Open São Paulo 2014.
Em 2012 e 2013, dentro do espaço Fronteira, participou da produção de encontros mensais voltados para pessoas da área criativa. Alguns dos participantes convidados para a mesa redonda foram: Guto Lacaz, Catherine Dixon, Kiko Farkas, Chico Homem de Melo e Elaine Ramos, Rafael Cardoso, Andréa Naccache, Julien Sappa (TRAFIK), Fernanda Martins e Mariana Bernd, Fabiana de Barros e Claudio Rocha.


contato
Informações
Experimento Gráfico
Rua Nair Manoelita Franco, 35
Aristeu da Costa Rios
Pouso Alegre – Minas Gerais – Brasil
—
Designer
Nícolas Camargo
+55 (11) 9 5811 2777
nicolas@experimentografico.com
—
Para novos orçamentos, por favor, e-mail para
contato@experimentografico.com